sábado, 29 de outubro de 2011

Preservativos

O que é um preservativo?
Um preservativo é um método contraceptivo 99% eficaz. É um tubo de material flexível e fino (látex ou poliuretano, regra geral), fechado numa das extremidades. Os preservativos de látex têm dois contras: o seu lubrificante pode fazê-los sair e algumas pessoas são alérgicas; nesse caso, podem usar-se preservativos de poliuretano.

Os preservativos são usados:
- para prevenir a gravidez fazendo com que o esperma do homem não passe para a vagina da mulher;
- para prevenir doenças sexualmente transmissíveis (pelo esperma ou pelo contacto com secreções infectadas das áreas genitais); a maior parte dos preservativos adaptam-se ao pénis. Recentemente foi comercializado o preservativo feminino, que é colocado na vagina da mulher; este preservativo feminino pode ainda ser usado para proteger o recto.

Porquê usar o preservativo?
O preservativo masculino é um método contraceptivo muito antigo (já havia preservativos no Antigo Egipto) mas, apesar das alterações de forma e materiais, o princípio é o mesmo: o preservativo retém o esperma; por isso, os espermatozóides não podem encontrar o óvulo, não o podem fecundar e, logo, não há gravidez. O preservativo é utilizado como forma de prevenir doenças sexualmente transmissíveis (DST), sendo considerado o método mais importante de prevenir o contágio durante as relações sexuais, inclusive para o VIH.

Como utilizar o preservativo?
Colocar o preservativo quando o pénis estiver erecto - sempre antes que o pénis entre em contacto com a boca, a vagina ou o recto do parceiro. Muitos parceiros usam o preservativo demasiado tarde, após alguma penetração inicial. O líquido que sai do pénis antes do orgasmo pode conter espermatozóides (responsáveis por uma gravidez "inesperada") ou vírus (VIH).
Se quiser, colocar um lubrificante aquoso (não usar lubrificantes gordurosos com preservativos de látex) na ponta do preservativo.
Se não for circuncidado, puxar o prepúcio para baixo antes de colocar o preservativo; assim, o prepúcio pode movimentar-se sem danificar o preservativo.
Retirar o ar da extremidade do preservativo deixando a câmara da ponta livre para armazenar o sémen e desenrolar o restante do preservativo até atingir a base do pénis.
Nunca usar dois preservativos sobrepostos. A fricção entre eles aumenta as hipóteses de se estragarem, rompendo-se.
Após o orgasmo, pegar na base do preservativo e retirá-lo sempre antes que o pénis fique mole e com cuidado, para não derramar sémen sobre o parceiro quando o retirar.

Que cuidados ter com os preservativos?
Verificar sempre a data da validade impressa na embalagem do preservativo. No caso de estar fora de prazo ou de a embalagem estar danificada, não usar NUNCA esse preservativo.
Se for necessária uma lubrificação, utilizar apenas lubrificantes aquosos, não utilizar produtos à base de óleo ou de álcool (ou seja, óleo para bebés, vaselina, cremes cosméticos, óleos de massagem, etc.). Estes podem danificar ou enfraquecer o látex no espaço de quinze minutos.
Se estiver a aplicar um medicamento no pénis ou na vagina, este poderá afectar o preservativo. Em caso de dúvida, pedir sempre opinião a um médico ou farmacêutico.
Nunca usar um preservativo mais que uma vez.
Conservar as embalagens de preservativos em lugar fresco e sem contacto directo com o sol ou com temperaturas mais elevadas (o que implica não usar preservativos que viveram durante dias (meses? semanas?) no bolso das calças ou num canto recôndito da carteira).
Abrir a embalagem com cuidado sem utilizar objectos cortantes e evitar que as unhas ou anéis rompam o preservativo.
O preservativo não é reciclável, nem reutilizável. Ou seja, nunca deve ser colocado na sanita.
Embora seja muito raro, há pessoas que podem ser alérgicas ao látex. Se isso acontecer, consultar um centro de saúde.

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Objectivo Mínimos da Ed.Sexual (por Ciclo)

1.º ciclo (1.º ao 4.º anos)

- Noção de corpo;

- O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural;

- Noção de família;

- Diferenças entre rapazes e raparigas;

- Protecção do corpo e noção dos limites, dizendo não às
aproximações abusivas.


2.º ano
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor deve esclarecer os alunos sobre questões e dúvidas que surjam naturalmente, respondendo de forma simples e clara.


3.º e 4.º anos
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor poderá desenvolver temas que levem os alunos a compreender a necessidade de proteger o próprio corpo, de se defender de eventuais aproximações abusivas, aconselhando que, caso se deparem com dúvidas ou problemas de identidade de género, se sintam no direito de pedir ajuda às pessoas em quem confiam na família ou na escola.


2.º ciclo (5.º e 6.º anos)
- Puberdade — aspectos biológicos e emocionais;

- O corpo em transformação;

- Caracteres sexuais secundários;

- Normalidade, importância e frequência das suas variantes
biopsicológicas;

- Diversidade e respeito;

- Sexualidade e género;

- Reprodução humana e crescimento; contracepção e
planeamento familiar;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas;

- Dimensão ética da sexualidade humana.


3.º ciclo (7.º ao 9.º anos)
- Dimensão ética da sexualidade humana:

- Compreensão da sexualidade como uma das componentes
mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projecto de vida que integre valores (por exemplo: afectos,ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;

- Compreensão da fisiologia geral da reprodução humana;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos contraceptivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de acção e tolerância (efeitos secundários);

- Compreensão da epidemiologia das principais IST em Portugal e no mundo (incluindo infecção por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma humano — e suas consequências) bem como os métodos de prevenção.

- Saber como se protege o seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões emocionais e sexuais;

- Conhecimento das taxas e tendências de maternidade e da paternidade na adolescência e compreensão do respectivo significado;

- Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e respectivo significado;

-Compreensão da noção de parentalidade no quadro de uma saúde sexual e reprodutiva saudável e responsável;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

Ensino secundário
- Compreensão ética da sexualidade humana.

- Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo,sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas previamente abordados, pois a experiência demonstra
vantagens de se voltar a abordá -los com alunos que, nesta
fase de estudos, poderão eventualmente já ter iniciado a vida sexual activa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos
adolescentes na actualidade:

- Compreensão e determinação do ciclo menstrual em geral, com particular atenção à identificação, quando possível, do período ovulatório, em função das características dos ciclos menstruais.

- Informação estatística, por exemplo sobre:
-Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na UE;
- Taxas de gravidez e aborto em Portugal;
- Métodos contraceptivos disponíveis e utilizados; segurança
proporcionada por diferentes métodos; motivos que
impedem o uso de métodos adequados;
- Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade
e da paternidade de gravidez na adolescênciae do aborto;
- Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (como
infecção por VIH e HPV) e suas consequências;
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

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