sábado, 7 de janeiro de 2012

Gosto/Não gosto/Talvez goste

PERGUNTA:
Eu gosto muito de 1 rapaz ou melhor amo. Já namorámos só que ele acabou comigo. Nas férias ele mandou-me 1 mensagem a dizer que me amava, e eu disse-lhe que tinha de me dar 1 prova e ele perguntou se era fazer amor eu disse que talvez, e no dia seguinte perguntei-lhe se era verdade o que ele tinha dito, e ele disse que ?tava bêbado. E eu perguntei se ele tb estava bebado quando me disse que gostava de mim e ele disse que ja não gostava.
No início das aulas ele e eu curtimos mas eu andava no Desporto Escolar e foi aos nacionais e acabamos quando vim. Soube que ele gostava de 1 rapariga parecida comigo, e pediu-me ajuda ela tinha me dito que não gostava dele e eu disse-lhe que ela não gostava dele mas mesmo assim eles namoraram durante dois, e acabaram. E ele disse que já não gostava dela e nesse dia curtiu comigo, mas no dia seguinte começou a curtir com ela. No último dias de aulas ele despediu-se dela com 1 bate-chapas E de mim com 1 linguado. Há alguma diferença? O que hei-de fazer? Gosto mesmo muito dele.... Respondam muito rápido por favor; é muito importante....

RESPOSTA:
Nós sentimos que aí nas tuas relações há ainda muita "verdura" e muita confusão...
Vocês ainda não sabem se gostam mesmo ou não, se só querem curtir ou não, se querem qualquer coisa de mais sério...

Enquanto estiveres na fase de "gosto/não gosto/ não sei se gosto/ será que ele gosta?" dificilmente te vais encontrar. A solução é falares claro do que queres e sentes com ele (se ele tiver maturidade suficiente para isso...) e de dares tempo para as pessoas (e tu) se definirem.
Repara que uma relação só dá certo se os dois gostarem mesmo um do outro.
Se fores só tu a gostar a sério dele, isso não vai dar em nada e tu acabas magoada quase de certeza...

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Objectivo Mínimos da Ed.Sexual (por Ciclo)

1.º ciclo (1.º ao 4.º anos)

- Noção de corpo;

- O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural;

- Noção de família;

- Diferenças entre rapazes e raparigas;

- Protecção do corpo e noção dos limites, dizendo não às
aproximações abusivas.


2.º ano
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor deve esclarecer os alunos sobre questões e dúvidas que surjam naturalmente, respondendo de forma simples e clara.


3.º e 4.º anos
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor poderá desenvolver temas que levem os alunos a compreender a necessidade de proteger o próprio corpo, de se defender de eventuais aproximações abusivas, aconselhando que, caso se deparem com dúvidas ou problemas de identidade de género, se sintam no direito de pedir ajuda às pessoas em quem confiam na família ou na escola.


2.º ciclo (5.º e 6.º anos)
- Puberdade — aspectos biológicos e emocionais;

- O corpo em transformação;

- Caracteres sexuais secundários;

- Normalidade, importância e frequência das suas variantes
biopsicológicas;

- Diversidade e respeito;

- Sexualidade e género;

- Reprodução humana e crescimento; contracepção e
planeamento familiar;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas;

- Dimensão ética da sexualidade humana.


3.º ciclo (7.º ao 9.º anos)
- Dimensão ética da sexualidade humana:

- Compreensão da sexualidade como uma das componentes
mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projecto de vida que integre valores (por exemplo: afectos,ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;

- Compreensão da fisiologia geral da reprodução humana;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos contraceptivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de acção e tolerância (efeitos secundários);

- Compreensão da epidemiologia das principais IST em Portugal e no mundo (incluindo infecção por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma humano — e suas consequências) bem como os métodos de prevenção.

- Saber como se protege o seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões emocionais e sexuais;

- Conhecimento das taxas e tendências de maternidade e da paternidade na adolescência e compreensão do respectivo significado;

- Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e respectivo significado;

-Compreensão da noção de parentalidade no quadro de uma saúde sexual e reprodutiva saudável e responsável;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

Ensino secundário
- Compreensão ética da sexualidade humana.

- Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo,sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas previamente abordados, pois a experiência demonstra
vantagens de se voltar a abordá -los com alunos que, nesta
fase de estudos, poderão eventualmente já ter iniciado a vida sexual activa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos
adolescentes na actualidade:

- Compreensão e determinação do ciclo menstrual em geral, com particular atenção à identificação, quando possível, do período ovulatório, em função das características dos ciclos menstruais.

- Informação estatística, por exemplo sobre:
-Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na UE;
- Taxas de gravidez e aborto em Portugal;
- Métodos contraceptivos disponíveis e utilizados; segurança
proporcionada por diferentes métodos; motivos que
impedem o uso de métodos adequados;
- Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade
e da paternidade de gravidez na adolescênciae do aborto;
- Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (como
infecção por VIH e HPV) e suas consequências;
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

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