terça-feira, 27 de março de 2012

Tampões: modo de usar

PERGUNTA:
Não quero usar pensos higiénicos, quero usar tampões...mas não consigo aplicá-los! Já li em muitos sítios o que fazer, mas não consigo... porque quando vou pô-los nunca sei exactamente como pôr! AJUDEM-ME!

RESPOSTA:
O tampão é uma boa opção. No teu caso, e como nunca usaste, a opção "mini" é a melhor. Até para o Verão, para a praia, e para ires à piscina em qualquer altura é a melhor solução.

Antes disso, claro, que terás de comprar uma caixinha deles.
Bom, há os "sem aplicador" e os "com aplicador". Em ambos os casos, acaba-se por não usar muito o aplicador. Bem, falando aqui com as colegas, elas dizem que não dá muito jeito. Agora, pode ser o factor preço ou o factor marca que faz a diferença. Tenta as mais conhecidas.

Em qualquer caso, vais ter de "explorar" levemente a tua vagina (lá dentro, sim) para veres que tem lá muito espaço. Mas experimenta pôr o tampão só quando te vier o período, porque assim está tudo mais "lubrificado" e "entra" melhor.
Tens de estar relaxada e não ter medo que doa a pô-lo - porque não dói. Na verdade, se estiver bem colocado não se sente nada.

Levantas ligeiramente uma perna (apoia-a no bidé, por exemplo) ou põe-te de cócoras. Procura a entrada da vagina e introduz com jeitinho o tampão. Nota que a vagina é inclinada para trás, não é a direito para cima.Empurra para dentro sem medo até o teu próprio dedo entrar também - o tampão nunca se irá perder lá dentro pois não há outra saída.
O fio fica de fora e, para o tirar basta puxar, devagar.
Pronto. Não deve doer nada e praticamente não se deve sentir.

Não te preocupes com perdas de virgindade, que não é coisa que se perca com um tampão.
E, para terminar: todas estas indicações, com imagens, estão dentro da embalagem que escolheres. Tens de comprar e ver.
E a tua mãe? será que não te pode ajudar? Não deve ser novidade para ela...
(Nota: não deites o tampão usado na sanita. Embrulha-o em papel higiénico e põe-no no lixo.)

Boa sorte!

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Objectivo Mínimos da Ed.Sexual (por Ciclo)

1.º ciclo (1.º ao 4.º anos)

- Noção de corpo;

- O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural;

- Noção de família;

- Diferenças entre rapazes e raparigas;

- Protecção do corpo e noção dos limites, dizendo não às
aproximações abusivas.


2.º ano
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor deve esclarecer os alunos sobre questões e dúvidas que surjam naturalmente, respondendo de forma simples e clara.


3.º e 4.º anos
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor poderá desenvolver temas que levem os alunos a compreender a necessidade de proteger o próprio corpo, de se defender de eventuais aproximações abusivas, aconselhando que, caso se deparem com dúvidas ou problemas de identidade de género, se sintam no direito de pedir ajuda às pessoas em quem confiam na família ou na escola.


2.º ciclo (5.º e 6.º anos)
- Puberdade — aspectos biológicos e emocionais;

- O corpo em transformação;

- Caracteres sexuais secundários;

- Normalidade, importância e frequência das suas variantes
biopsicológicas;

- Diversidade e respeito;

- Sexualidade e género;

- Reprodução humana e crescimento; contracepção e
planeamento familiar;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas;

- Dimensão ética da sexualidade humana.


3.º ciclo (7.º ao 9.º anos)
- Dimensão ética da sexualidade humana:

- Compreensão da sexualidade como uma das componentes
mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projecto de vida que integre valores (por exemplo: afectos,ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;

- Compreensão da fisiologia geral da reprodução humana;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos contraceptivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de acção e tolerância (efeitos secundários);

- Compreensão da epidemiologia das principais IST em Portugal e no mundo (incluindo infecção por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma humano — e suas consequências) bem como os métodos de prevenção.

- Saber como se protege o seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões emocionais e sexuais;

- Conhecimento das taxas e tendências de maternidade e da paternidade na adolescência e compreensão do respectivo significado;

- Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e respectivo significado;

-Compreensão da noção de parentalidade no quadro de uma saúde sexual e reprodutiva saudável e responsável;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

Ensino secundário
- Compreensão ética da sexualidade humana.

- Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo,sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas previamente abordados, pois a experiência demonstra
vantagens de se voltar a abordá -los com alunos que, nesta
fase de estudos, poderão eventualmente já ter iniciado a vida sexual activa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos
adolescentes na actualidade:

- Compreensão e determinação do ciclo menstrual em geral, com particular atenção à identificação, quando possível, do período ovulatório, em função das características dos ciclos menstruais.

- Informação estatística, por exemplo sobre:
-Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na UE;
- Taxas de gravidez e aborto em Portugal;
- Métodos contraceptivos disponíveis e utilizados; segurança
proporcionada por diferentes métodos; motivos que
impedem o uso de métodos adequados;
- Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade
e da paternidade de gravidez na adolescênciae do aborto;
- Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (como
infecção por VIH e HPV) e suas consequências;
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

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