sexta-feira, 25 de maio de 2012

Contactos Úteis

Encontre aqui os contactos de entidades que o poderão aconselhar e ajudar.

• APF (Associação para o Planeamento da Família) - Sede Nacional 

• APF - Associação para o Planeamento da Família - Delegação de Lisboa 

• APF - Associação para o Planeamento da Família - Delegação do Porto 

• APF - Associação para o Planeamento da Família - Delegação Regional do Alentejo 

• Associação ILGA Portugal 

• CAOS - Centros de Atendimento e Orientação sobre Sexualidade 

• Centro APARECE 

• Centro de Saúde de Sintra-Queluz (Lisboa) 

• Centro de Saúde Sintra-Agualva (Lisboa) 

• Centro de Saúde Albufeira (Algarve) 

• Centro de Saúde Benfica (Lisboa) 

• Centro de Saúde da Calheta de São Jorge (Açores) 

• Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins (Lisboa) 

• Centro de Saúde de Amadora-Buraca (Lisboa) 

• Centro de Saúde de Amadora-Damaia (Lisboa) 

• Centro de Saúde de Amadora-Reboleira (Lisboa) 

• Centro de Saúde de Amadora-Venteira (Lisboa) 

• Centro de Saúde de Barrocas (Porto) 

• Centro de Saúde de Carvalhosa (Porto) 

• Centro de Saúde de Faro (Algarve) 

• Centro de Saúde de Mira Sintra (Lisboa) 

• Centro de Saúde de Olhão (Algarve) 

• Centro de Saúde de Portimão (Algarve) 

• Centro de Saúde de São Jorge de Arroios (Lisboa) 

• Centro de Saúde do Carmo (Madeira) 

• Centro Regional de Saúde (Madeira) 

• Centro Regional de Saúde de Porto Moniz (Madeira) 

• Centro Regional de Saúde do Funchal (Madeira) 

• Centro Regional de Saúde Ribeira Brava (Madeira) 

• Centro Regional Saúde de Câmara Lobos (Madeira) 

• Centro Saúde da Foz do Douro (Porto) 

• Centro Saúde do Bonfim (Porto) 

• Centros de Saúde de Tavira (Algarve) 

• Comissão Nacional de Luta Contra a Sida 

• Consulta de Ginecologia para Adolescentes 

• Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada (Açores) 

• ESPAÇO S 

• Gabinete de Atendimento a Jovens - #Chat (Oeiras) 

• LAISH - Linha de Apoio e Informação sobre Homossexualidade 

• Linha da Sexualidade Segura 

• Linha Saúde Pública 

• Linha SIDA 

• Queres Saber 

• Queres Saber? 

• Sexualidade em Atendimento 

• Sexualidade em Linha 

• Sexualidade Juvenil 

• Sexualidade Segura 

• SOS Grávida - Lisboa 

• SOS SIDA 

• UNAIDS 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens populares

Objectivo Mínimos da Ed.Sexual (por Ciclo)

1.º ciclo (1.º ao 4.º anos)

- Noção de corpo;

- O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural;

- Noção de família;

- Diferenças entre rapazes e raparigas;

- Protecção do corpo e noção dos limites, dizendo não às
aproximações abusivas.


2.º ano
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor deve esclarecer os alunos sobre questões e dúvidas que surjam naturalmente, respondendo de forma simples e clara.


3.º e 4.º anos
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor poderá desenvolver temas que levem os alunos a compreender a necessidade de proteger o próprio corpo, de se defender de eventuais aproximações abusivas, aconselhando que, caso se deparem com dúvidas ou problemas de identidade de género, se sintam no direito de pedir ajuda às pessoas em quem confiam na família ou na escola.


2.º ciclo (5.º e 6.º anos)
- Puberdade — aspectos biológicos e emocionais;

- O corpo em transformação;

- Caracteres sexuais secundários;

- Normalidade, importância e frequência das suas variantes
biopsicológicas;

- Diversidade e respeito;

- Sexualidade e género;

- Reprodução humana e crescimento; contracepção e
planeamento familiar;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas;

- Dimensão ética da sexualidade humana.


3.º ciclo (7.º ao 9.º anos)
- Dimensão ética da sexualidade humana:

- Compreensão da sexualidade como uma das componentes
mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projecto de vida que integre valores (por exemplo: afectos,ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;

- Compreensão da fisiologia geral da reprodução humana;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos contraceptivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de acção e tolerância (efeitos secundários);

- Compreensão da epidemiologia das principais IST em Portugal e no mundo (incluindo infecção por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma humano — e suas consequências) bem como os métodos de prevenção.

- Saber como se protege o seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões emocionais e sexuais;

- Conhecimento das taxas e tendências de maternidade e da paternidade na adolescência e compreensão do respectivo significado;

- Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e respectivo significado;

-Compreensão da noção de parentalidade no quadro de uma saúde sexual e reprodutiva saudável e responsável;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

Ensino secundário
- Compreensão ética da sexualidade humana.

- Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo,sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas previamente abordados, pois a experiência demonstra
vantagens de se voltar a abordá -los com alunos que, nesta
fase de estudos, poderão eventualmente já ter iniciado a vida sexual activa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos
adolescentes na actualidade:

- Compreensão e determinação do ciclo menstrual em geral, com particular atenção à identificação, quando possível, do período ovulatório, em função das características dos ciclos menstruais.

- Informação estatística, por exemplo sobre:
-Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na UE;
- Taxas de gravidez e aborto em Portugal;
- Métodos contraceptivos disponíveis e utilizados; segurança
proporcionada por diferentes métodos; motivos que
impedem o uso de métodos adequados;
- Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade
e da paternidade de gravidez na adolescênciae do aborto;
- Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (como
infecção por VIH e HPV) e suas consequências;
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

Recomendamos ...

Arquivo do blog