sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Doenças Sexualmente Transmissíveis


As infecções sexualmente transmissíveis (IST), actualmente, são um problema sanitário de primeiro plano, já que, apesar de na maioria dos casos existir cura, todos os anos aumenta o número de pessoas que padecem destas doenças devido à mudança de hábitos sexuais dos jovens e ao aparecimento da SIDA. Além disso, em muitos casos a falta de informação faz com que se desconheçam os sintomas, que se mantêm ocultos, o que contribui para a sua transmissão.

DOENÇAAGENTESINTOMASTRANSMISSÃOPROGNÓSTICO
GonorreiaNeisseria gonorrhoeae (bactéria)Inflamação do colo do útero, transtornos menstruais, uretrite no homem, secreção amarelada.Contacto sexual, roupa interior, toalhas.H: esterilidade.M: inflamação da pélvis, esterilidade e possível cegueira do recém nascido.
SífilisTreponema pallidum 
(bactéria)
Inicialmente úlceras genitais que não curam. Posteriormente lesões na pele e mucosas.Contacto sexual, via placentária.Lesões no sistema circulatório e nervoso. Malformação ou morte do recém-nascido.
Uretrite e vulvovaginiteClamydia trachomatis (bactéria)Corrimento acinzentado, espumoso, com cheiro a peixe. Nos homens, dor ao urinar.Contacto sexual, roupa interior, toalhas.Artrites. Infecções nos olhos, pele e boca.
Herpes genitalVírus hominis(vírus)Lesões vesiculares nos órgãos genitais externos.Contacto sexual.Pode contagiar o feto. Aumenta o risco de cancro do colo do útero.
Hepatite BVários tipos de vírusLesões hepáticas, hepatite, cirrose.Sangue, esperma, secreção vaginal, via placenta, leite materno, saliva.Produz graves problemas no fígado. Pode causar a morte.
SIDAVIH
(vírus) 
Anemia, febre, perda de peso, alterações imunitárias.Sangue, esperma, secreção vaginal, via placenta, leite materno.Transmite-se ao feto. Infecções generalizadas e morte.
CandidíaseCandida albicans(fungo)Picadas ao urinar, comichão, fluxo vaginal muito abundante.Contacto sexual, roupa interior, toalhas, roupa húmida.  Mais frequente na mulher. Não têm consequências.
TricomoníaseTrichomona vaginalis (protozoário)Ardor, comichão, fluxo vaginal amarelo.Contacto sexual, roupa interior, toalhas.Infecção urinária na mulher e uretrite no homem.
Pediculose púbica 
(chatos)
Phtirius pubis (artrópode)Lesões na pele, picadelas na zona púbica.Falta de higiene, lençóis, toalhas, contacto sexual.Sem consequências se desparasitar a pele e desinfectar a roupa em água fervente.

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Objectivo Mínimos da Ed.Sexual (por Ciclo)

1.º ciclo (1.º ao 4.º anos)

- Noção de corpo;

- O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural;

- Noção de família;

- Diferenças entre rapazes e raparigas;

- Protecção do corpo e noção dos limites, dizendo não às
aproximações abusivas.


2.º ano
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor deve esclarecer os alunos sobre questões e dúvidas que surjam naturalmente, respondendo de forma simples e clara.


3.º e 4.º anos
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor poderá desenvolver temas que levem os alunos a compreender a necessidade de proteger o próprio corpo, de se defender de eventuais aproximações abusivas, aconselhando que, caso se deparem com dúvidas ou problemas de identidade de género, se sintam no direito de pedir ajuda às pessoas em quem confiam na família ou na escola.


2.º ciclo (5.º e 6.º anos)
- Puberdade — aspectos biológicos e emocionais;

- O corpo em transformação;

- Caracteres sexuais secundários;

- Normalidade, importância e frequência das suas variantes
biopsicológicas;

- Diversidade e respeito;

- Sexualidade e género;

- Reprodução humana e crescimento; contracepção e
planeamento familiar;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas;

- Dimensão ética da sexualidade humana.


3.º ciclo (7.º ao 9.º anos)
- Dimensão ética da sexualidade humana:

- Compreensão da sexualidade como uma das componentes
mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projecto de vida que integre valores (por exemplo: afectos,ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;

- Compreensão da fisiologia geral da reprodução humana;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos contraceptivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de acção e tolerância (efeitos secundários);

- Compreensão da epidemiologia das principais IST em Portugal e no mundo (incluindo infecção por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma humano — e suas consequências) bem como os métodos de prevenção.

- Saber como se protege o seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões emocionais e sexuais;

- Conhecimento das taxas e tendências de maternidade e da paternidade na adolescência e compreensão do respectivo significado;

- Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e respectivo significado;

-Compreensão da noção de parentalidade no quadro de uma saúde sexual e reprodutiva saudável e responsável;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

Ensino secundário
- Compreensão ética da sexualidade humana.

- Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo,sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas previamente abordados, pois a experiência demonstra
vantagens de se voltar a abordá -los com alunos que, nesta
fase de estudos, poderão eventualmente já ter iniciado a vida sexual activa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos
adolescentes na actualidade:

- Compreensão e determinação do ciclo menstrual em geral, com particular atenção à identificação, quando possível, do período ovulatório, em função das características dos ciclos menstruais.

- Informação estatística, por exemplo sobre:
-Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na UE;
- Taxas de gravidez e aborto em Portugal;
- Métodos contraceptivos disponíveis e utilizados; segurança
proporcionada por diferentes métodos; motivos que
impedem o uso de métodos adequados;
- Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade
e da paternidade de gravidez na adolescênciae do aborto;
- Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (como
infecção por VIH e HPV) e suas consequências;
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

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