sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Namorado mais velho

Mensagem:
Gostaria que me dissessem o que hei de fazer para conquistar um rapaz. Ele é mais velho cerca de 15 anos, talvez. Aqui há uns meses atrás ele estava interessado em mim mas eu dei-lhe uma tampa porque pensei que era um palerma mais velho armado em bom.
No entanto, com o passar do tempo fui-me apercebendo que também gostava dele. Tentei aproximar-me dele há pouco tempo e trocámos olhares e ele olhou para mim. Pensei que ele iria reagir com ressentimento mas não, olhou para mim de forma atenciosa e eu também. Ele ainda está receptivo. Ajudem-me a conquistá-lo por favor, já que ainda só trocámos poucas palavras.
Já agora, ele é gestor, é bastante educado e parece ser inteligente. O que poderá despertar a atenção de alguém de trinta e poucos anos?? Gostaria muito que me respondessem depressa por favor, com carinho de uma fã do vosso site.

Resposta
Sabes, nós não temos preconceitos sobre uma diferença de idades acentuada, mas é importante estares alerta para duas coisas (pelo menos):
1. O que vês tu realmente nele?
Um adulto que te dá segurança, carinho, atenção e que já tem a vida estruturada?
Ou uma potencial relação afectiva consistente?

2. O que vê ele realmente em ti?
Uma miúda ainda pouco experiente, sem "vícios", jovem, que procura atenção e carinho?
Ou uma relação afectiva estruturada?

Analisa bem se a vossa relação é genuína, se o que sentes por ele é o que ele sente por ti, se procuram o mesmo da vida, se ele gosta mesmo de ti ou se está a ser, como dizes, educado e paternalista.
Não embarques nas coisas sem pensar com a cabeça, só levada pelo coração.
Quanto à "conquista": ele tem de gostar de ti como és, não vale a pena fingires ser outra pessoa ou usares "tácticas" que não reflectem a tua personalidade. Sê como és, abre os olhos, usa a cabeça e...
Boa sorte!

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Objectivo Mínimos da Ed.Sexual (por Ciclo)

1.º ciclo (1.º ao 4.º anos)

- Noção de corpo;

- O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural;

- Noção de família;

- Diferenças entre rapazes e raparigas;

- Protecção do corpo e noção dos limites, dizendo não às
aproximações abusivas.


2.º ano
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor deve esclarecer os alunos sobre questões e dúvidas que surjam naturalmente, respondendo de forma simples e clara.


3.º e 4.º anos
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor poderá desenvolver temas que levem os alunos a compreender a necessidade de proteger o próprio corpo, de se defender de eventuais aproximações abusivas, aconselhando que, caso se deparem com dúvidas ou problemas de identidade de género, se sintam no direito de pedir ajuda às pessoas em quem confiam na família ou na escola.


2.º ciclo (5.º e 6.º anos)
- Puberdade — aspectos biológicos e emocionais;

- O corpo em transformação;

- Caracteres sexuais secundários;

- Normalidade, importância e frequência das suas variantes
biopsicológicas;

- Diversidade e respeito;

- Sexualidade e género;

- Reprodução humana e crescimento; contracepção e
planeamento familiar;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas;

- Dimensão ética da sexualidade humana.


3.º ciclo (7.º ao 9.º anos)
- Dimensão ética da sexualidade humana:

- Compreensão da sexualidade como uma das componentes
mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projecto de vida que integre valores (por exemplo: afectos,ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;

- Compreensão da fisiologia geral da reprodução humana;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos contraceptivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de acção e tolerância (efeitos secundários);

- Compreensão da epidemiologia das principais IST em Portugal e no mundo (incluindo infecção por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma humano — e suas consequências) bem como os métodos de prevenção.

- Saber como se protege o seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões emocionais e sexuais;

- Conhecimento das taxas e tendências de maternidade e da paternidade na adolescência e compreensão do respectivo significado;

- Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e respectivo significado;

-Compreensão da noção de parentalidade no quadro de uma saúde sexual e reprodutiva saudável e responsável;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

Ensino secundário
- Compreensão ética da sexualidade humana.

- Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo,sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas previamente abordados, pois a experiência demonstra
vantagens de se voltar a abordá -los com alunos que, nesta
fase de estudos, poderão eventualmente já ter iniciado a vida sexual activa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos
adolescentes na actualidade:

- Compreensão e determinação do ciclo menstrual em geral, com particular atenção à identificação, quando possível, do período ovulatório, em função das características dos ciclos menstruais.

- Informação estatística, por exemplo sobre:
-Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na UE;
- Taxas de gravidez e aborto em Portugal;
- Métodos contraceptivos disponíveis e utilizados; segurança
proporcionada por diferentes métodos; motivos que
impedem o uso de métodos adequados;
- Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade
e da paternidade de gravidez na adolescênciae do aborto;
- Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (como
infecção por VIH e HPV) e suas consequências;
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

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