terça-feira, 11 de junho de 2013

Primeira vez: com que idade?


Mensagem:
Boas. Tipo, queria saber por que é que os adultos sempre dizem "Ai 13 ou 14 anos é muito novo". Não vejo razão para se ter uma idade específica para ter relações sexuais. Será que um rapaz de 13 ou 14 anos está apto para ter relações sexuais?? ou existem essas tais restrições que não percebo? Obrigado.

Resposta:
Olá!
A "idade específica" para ter relações sexuais tem a ver com maturidade. 
Maturidade dos órgãos sexuais e do aparelho reprodutor e (espera-se) maturidade mental para compreender as implicações de uma relação sexual (nota que neste caso por relação sexual não queremos dizer "acto sexual").

Muitas vezes um rapaz aos 13 anos pode ter os seus órgãos sexuais desenvolvidos, mas pode querer ter sexo apenas para experimentar, para ver se é capaz, para ter prazer sexual... No entanto, o comentário dos adultos (que, quer queiras e aceites, quer não, têm mais experiência e sabem mais) é o de esperar - porque sabem que a tal maturidade mental é essencial.

Num exemplo - que é apenas isso, um exemplo - podes talvez entender o paralelo: a carta de condução tira-se aos 18, mas podes saber conduzir desde a altura em que chegas aos pedais, certo? 
Não é por acaso que se definiram os 18 anos: tem a ver com a tal maturidade que se deve ter (e que muita malta não tem, pois continua a espetar-se/matar-se e a achar que muita velocidade sempre é que mostra valor). (Nota: não queremos com isto dizer que o sexo deve começar aos 18!)

O sexo não tem limite para se começar (nem para acabar), mas deve haver o bom senso de saber mais, de ser mais "crescido" de cabeça/cérebro - aí sabe-se mais e têm-se relações com outra maturidade. Percebes?

No entanto, se tiveres relações aos 13, tudo bem, não há nada contra, mas toma sempre precauções - tu e ela, ok?

Fica bem!

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Objectivo Mínimos da Ed.Sexual (por Ciclo)

1.º ciclo (1.º ao 4.º anos)

- Noção de corpo;

- O corpo em harmonia com a Natureza e o seu ambiente social e cultural;

- Noção de família;

- Diferenças entre rapazes e raparigas;

- Protecção do corpo e noção dos limites, dizendo não às
aproximações abusivas.


2.º ano
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor deve esclarecer os alunos sobre questões e dúvidas que surjam naturalmente, respondendo de forma simples e clara.


3.º e 4.º anos
- Para além das rubricas incluídas nos programas de meio físico, o professor poderá desenvolver temas que levem os alunos a compreender a necessidade de proteger o próprio corpo, de se defender de eventuais aproximações abusivas, aconselhando que, caso se deparem com dúvidas ou problemas de identidade de género, se sintam no direito de pedir ajuda às pessoas em quem confiam na família ou na escola.


2.º ciclo (5.º e 6.º anos)
- Puberdade — aspectos biológicos e emocionais;

- O corpo em transformação;

- Caracteres sexuais secundários;

- Normalidade, importância e frequência das suas variantes
biopsicológicas;

- Diversidade e respeito;

- Sexualidade e género;

- Reprodução humana e crescimento; contracepção e
planeamento familiar;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas;

- Dimensão ética da sexualidade humana.


3.º ciclo (7.º ao 9.º anos)
- Dimensão ética da sexualidade humana:

- Compreensão da sexualidade como uma das componentes
mais sensíveis da pessoa, no contexto de um projecto de vida que integre valores (por exemplo: afectos,ternura, crescimento e maturidade emocional, capacidade de lidar com frustrações, compromissos, abstinência voluntária) e uma dimensão ética;

- Compreensão da fisiologia geral da reprodução humana;

- Compreensão do ciclo menstrual e ovulatório;

- Compreensão do uso e acessibilidade dos métodos contraceptivos e, sumariamente, dos seus mecanismos de acção e tolerância (efeitos secundários);

- Compreensão da epidemiologia das principais IST em Portugal e no mundo (incluindo infecção por VIH/vírus da imunodeficiência humana — HPV2/vírus do papiloma humano — e suas consequências) bem como os métodos de prevenção.

- Saber como se protege o seu próprio corpo, prevenindo a violência e o abuso físico e sexual e comportamentos sexuais de risco, dizendo não a pressões emocionais e sexuais;

- Conhecimento das taxas e tendências de maternidade e da paternidade na adolescência e compreensão do respectivo significado;

- Conhecimento das taxas e tendências das interrupções voluntárias de gravidez, suas sequelas e respectivo significado;

-Compreensão da noção de parentalidade no quadro de uma saúde sexual e reprodutiva saudável e responsável;

- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

Ensino secundário
- Compreensão ética da sexualidade humana.

- Sem prejuízo dos conteúdos já enunciados no 3.º ciclo,sempre que se entenda necessário, devem retomar -se temas previamente abordados, pois a experiência demonstra
vantagens de se voltar a abordá -los com alunos que, nesta
fase de estudos, poderão eventualmente já ter iniciado a vida sexual activa. A abordagem deve ser acompanhada por uma reflexão sobre atitudes e comportamentos dos
adolescentes na actualidade:

- Compreensão e determinação do ciclo menstrual em geral, com particular atenção à identificação, quando possível, do período ovulatório, em função das características dos ciclos menstruais.

- Informação estatística, por exemplo sobre:
-Idade de início das relações sexuais, em Portugal e na UE;
- Taxas de gravidez e aborto em Portugal;
- Métodos contraceptivos disponíveis e utilizados; segurança
proporcionada por diferentes métodos; motivos que
impedem o uso de métodos adequados;
- Consequências físicas, psicológicas e sociais da maternidade
e da paternidade de gravidez na adolescênciae do aborto;
- Doenças e infecções sexualmente transmissíveis (como
infecção por VIH e HPV) e suas consequências;
- Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis;
- Prevenção dos maus tratos e das aproximações abusivas.

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